O objetivo deste texto (e do vídeo) é apresentar algumas dicas de como plantar alecrim.
Para ver o vídeo – CLIQUE AQUI.
Como apresentamos no post sobre mudas de alecrim, existem pelo menos quatro maneiras de você conseguir uma muda.
– comprando sementes e desenvolvendo-as;
– estaquia na terra;
– estaquia na água;
– comprando a muda pronta.
SE FOR PLANTAR EM VASO
Não há muito segredo, seja por meio de semente, estaquia na terra ou comprando a muda pronta você pode plantar direto no vaso.
ESTRUTURA DO VASO: lembrando que o alecrim gosta de solos mais secos, então faça o seu vaso ter um bom sistema de drenagem.
Coloque argila expandida (ou material semelhante) no fundo do vaso e coloque algum tecido por cima da argila expandida para que sirva como filtro a fim de que não permita a terra descer e aglomerar junto com a argila, pois isso tornaria o sistema de drenagem menos eficiente.
É fundamental (e óbvio) que seu vaso tenha furos embaixo para escoar a água.
COMPOSIÇÃO DO SOLO: não há necessidade de solos ricos em material orgânico, pode-se fazer uma combinação de terra preta (com componentes orgânicos) e terra mais seca.
SE VOCÊ FOR PLANTAR DIRETO NO CHÃO
Se o seu objetivo é plantar o alecrim no chão recomenda-se primeiro fazer a muda em um recipiente menor e depois transplantar para o local definitivo.
Ou seja, se for fazer uma muda através de semente ou estaquia é melhor fazer em um pequeno vaso (ou copo plastico ou saquinho). Depois que a muda crescer (no caso da semente) ou depois que a muda fortalecer (no caso da estaquia) você poderá plantar diretamente no espaço desejado.
Se você comprar a muda pronta o trabalho é bem mais fácil – é só transplantar no espaço desejado.
IMPORTANTE – não basta apenas saber como plantar alecrim
Este é o terceiro texto de uma série sobre o alecrim, nos dois primeiros abordamos como cuidar da planta e como fazer muda de alecrim. Leia eles também, pois irão complementar as informações necessárias para um cultivo adequado.
Como cultivar alecrim – CLIQUE AQUI
Como fazer muda de alecrim – CLIQUE AQUI
Veja mais dicas como essa no nosso canal do YouTube, acesse MANUAL DO JARDIM.
Deixar um comentário