Como plantar orquídeas? Esta é uma das principais dúvidas que as pessoas possuem a respeito destas plantas.
Primeiramente, ao escolher onde plantar suas orquídeas, você deve considerar as peculiaridades da espécie escolhida.
Como plantar orquídeas EM ÁRVORES
Se na sua casa há um jardim com árvores grandes, uma boa opção é plantar no tronco dessas arvores. É uma maneira natural de cultivá-las que raramente dá errado. É também uma maneira de embelezar seu jardim, ou aquela árvore que está em um vaso.
A grande vantagem de plantá-las em árvores é que o único trabalho é fixa-la no tronco. Se sua árvore possui forquilhas, escolha essa parte, pois é ali que alguma matéria orgânica se deposita, auxiliando a orquídea em seu desenvolvimento. Para essa tarefa use tiras de tecido, que após a orquídea já ter se enraizado, você poderá remover facilmente. Ao ar livre, suas orquídeas, além de proporcionar beleza com as flores, também atrairão beija-flores, o que convenhamos, engrandece os jardins. Por favor, não use materiais plásticos para essa finalidade.
Como plantar orquídeas EM VASOS
Caso você não tenha arvores ou não queira plantar nelas, temos a opção dos vasos. Sempre recomendo os vasos de barro, por ser bastante poroso e por não esquentar tanto quanto os vasos de plástico.
Algumas pessoas apontam o vaso de plástico como o ideal para as Phalaenopsis, mas tenho as minhas em vasos de barro e estão bem, florescendo todo ano.
Escolha os vasos que tenham mais furos no fundo e de 3 a 4 furos laterais. A ideia é que a agua não se acumule. Mais furos no fundo facilitam a drenagem, e os furos laterais ajudam na ventilação. Para a drenagem que você deve proporcionar as suas orquídeas use cacos de telha no fundo, e então coloque um pouco de substrato.
Coloque a orquídea e cubra as raízes com substrato, deixando cerca de 5 cm entre a orquídea e a borda do vaso.
Lembre-se que ela vai crescer e precisará de espaço. A orquídea não deverá ficar frouxa no vaso. Se isso acontecer, coloque um “guia”, que pode ser uma taquarinha fina ou arame, e amarre a orquídea. Quando as raízes já estiverem desenvolvidas e a planta fixa, você já poderá remover esse “guia”.
Isto feito, nas próximas duas semanas as regas devem ser pulverizações tão somente, e mantenha o vaso em um local seco, arejado e bem iluminado, mas sem o sol batendo diretamente. Um cuidado que orquídeas em vasos exigem é que durante o ano, devido a mudança da posição solar, você terá que muda-las de lugar. Esta é uma observação que terá que ser feita por você.
O legal de plantar em vaso é que quando a florada está exuberante, você pode colocá-la dentro de casa como decoração, e depois devolve-la ao seu local de sempre. Em um vaso, também você pode fazer uma alça de arame, amarrar o vaso e deixa-lo pendurado na árvore. Também fica legal.
Como plantar orquídeas NO CHÃO
Existem espécies de orquídeas que podem ser plantadas no chão do seu jardim. Neste caso, o local deve ser escolhido com cuidado, observando sempre a posição solar.
O solo deve ter boa drenagem.
Há espécies que exigem um solo rico em matéria orgânica e sombra, outras espécies que crescem em cima de pedras e sob o sol. Nestas situações, ter conhecimento mais aprofundado sobre a espécie desejada é fundamental.
Se o local que você for plantar sua orquídea tem a posição solar ideal, mas o solo não ajuda, você tem uma situação simples para resolver. Cave o local e preencha com matéria orgânica. Você pode comprar o substrato já pronto, e também pode incrementar com folhas secas, húmus de minhoca, entre outros.
Já as espécies que preferem um solo mais seco e sol pleno, o cuidado é que elas não fiquem sob sombra durante uma parte do ano, por exemplo, sol pleno no verão e sombra o resto do ano. Neste caso, lembre-se de uma boa drenagem.
Como plantar orquídeas EM CESTOS DE MADEIRA
Esses cestos são bons para várias espécies, mas especialmente para orquídeas “aéreas”, que não precisam de substrato, pois suas raízes é que são aéreas, e por isso precisam ter suas raízes livres e bem arejadas. Nesses casos, o cesto é tão somente um apoio para a planta.
Como plantar orquídeas EM VASOS DE FIBRA DE COCO
Esses vasos são excelentes, mas temos que ter cuidado com o excesso de umidade. Cuidados com a drenagem e substrato são os mesmo que os usados em vasos de barro. Porém, antes de regar, verifique se o vaso já está seco, evitando assim afogar sua orquídea.
Não compre vasos de xaxim.
Quer aprender mais a respeito do fascinante mundo das orquídeas?
Nós preparamos vários textos dando dicas de como plantar e cuidar das orquídeas.
Para ler os textos CLIQUE AQUI.
Se você quiser preparamos uma galeria com fotos de diversas orquídeas (e outras plantas para jardim).
Para ver o álbum de imagens CLIQUE AQUI.
Também temos algumas sugestões de cursos a respeito de orquídeas.
Quem quiser se aprofundar no assunto é uma boa forma.
Para ver os cursos CLIQUE AQUI.
muito bom
perfeito
ótimo
parabéns
eu amei, muito bom
me ajudou muito
recomendo muito
fantástico
me auxiliou perfeitamente